Como tratar a queda de cabelo

Publicado: setembro 7, 2013 em Beleza, Saúde, Variedades

Um dos grandes temores e receios do sexo masculino é a queda de cabelo, ou seja, o aparecimento da calvície, problema que pode deixar o home com a baixa autoestima por se considerar não mais bonito. Você pode não ter percebido, mas este é um assunto que todos os homens já pensaram e pesquisaram uma vez na vida, contudo, de acordo com especialistas é necessário prevenir ao invés de tratar, já que quando os fios começam a cair não há muito o que se fazer para fazer com que os mesmos voltem a nascer, e para resolver o problema, nada mais indicado do que um implante capilar. O nome dado ao enfraquecimento e queda dos cabelos relacionadas com o hormônio é alopecia, causa mais comum da calvície masculina. No entanto, não pense que é apenas este problema que pode fazer com que os fios caem em excesso, a além da alopecia, o estresse, a má alimentação, a ingestão de esteroides, a diabetes, lúpus e outros problemas de saúde podem resultar em queda de cabelo.

 Desta forma, antes de tudo é indicado que você recorra a um dermatologista para realizar uma avaliação da queda do seu cabelo, já que este problema pode estar ocorrendo devido a diferentes problemas, como genético, ambiental ou de saúde. Em relação a problema hormonal, ou seja, a alopecia é um problema que atinge aproximadamente 50% dos homens, o que faz com que os fios fiquem mais finos, curtos e despigmentados até que seu crescimento é interrompido. O processo de calvície se inicia nas regiões fronto-temporais causando o aparecimento das famosas entradas, e na vértice (região sobre a nuca), e consequentemente expande-se para todo o couro cabeludo. O hormônio masculino o testosterona sofre com alterações no couro cabeludo através da enzima 5-alfa-redutase e se transforma em DHT, também um hormônio masculina que possui maior potência. O qual devido a um motivo genético, em alguns homens é encontrado em maior quantidade, e nestes os folículos pilosos não suportam esta alta concentração, o que resulta na queda capilar.

Contudo, a felicidade do sexo masculino em geral, a alopecia tem tratamento e seus resultados são eficazes e animadores, sobretudo, quando iniciado no início do problema. O tratamento consiste no uso de um medicamento tópico, o minoxidil, encontrado na forma de loção que geralmente é formulado na faixa de 2 a 5%. Diariamente deve ser feita a aplicação do medicamento sobre o couro cabeludo, mas precisamente, duas vezes diárias, uma de manhã e uma a noite. Este medicamento tem a duração de aproximadamente 30 dias e custa cerca de R$10 a 30 reais. Outro medicamento de grande eficácia contra a alopecia é a finasterida que tem a capacidade de inibir a ação do 5-alfa-redutase, diminuindo consequentemente o índice de DHT. Este medicamento é de uso oral, sendo comprimidos de 1mg que devem ser ingeridos a noite antes de dormir. Se valor varia entre R$ 20 a 40 reais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s