Cuidados com a Pele Oleosa

Publicado: agosto 26, 2013 em Saúde, Variedades

As dicas de hoje são cuidados com a pele oleosa. O que usar no dia-a-dia, o que pode ajudar muito quem tem pele oleosa.

Ácido

A pele oleosa tende a ser mais grossa, por isso é até resistente e demora para ter mais rugas ou linhas de expressão. Porém, tais marcas costumam ser mais profundas… então, o cuidado deve ser o mesmo na prevenção, até mais do que em outros tipos de pele. O ácido vai melhorar e muito a questão dos cravos. Com o tempo, a pele vai ganhando uma textura melhor, mais fina, e os poros ficam menos evidenciados, porque  o ácido faz uma leve esfoliação… aqueles poros “sujos” (pontos pretos) somem!! É importante ir a um dermatologista para indicar uma porcentagem ideal para cada tipo de pele.

Sabonete

Use um sabonete especifico para a sua pele: Salder S, Dermotivin, Effaclar… são a base de ácido salicílico, melhoram o aspecto da pele e também limpam o excesso de óleo. Mas use somente 2 ou 3 vezes por dia. Nunca limpe mais do que isso e dê um tempo grande na limpeza! Quanto mais você esfregar ou lavar, a pele vai “se defender” produzindo mais óleo!!!

Esfoliante

 Um esfoliante nota 10 que eu amo: Ionax Scrub. Esse esfoliante é o mais forte que eu já usei. Ele é quase um peeling de cristal!!  Deixa a pele lisinha, sem cravos. Não siga a recomendação da bula de usá-lo como sabonete diário!! Use apenas 2 ou 3 vezes na semana, de noite; ele dura mais. É indicado para peles oleosas e com acne. Dessa forma, pode ser usado até em uma pele mista ou normal. Faça uso noturno substituindo o sabonete e loção tônica. Depois, só ácido.

  Loção de Limpeza

Muitos dermatologistas não recomendam loção tônica ou de limpeza; acham que é bobagem. Mas eu sempre usei para limpeza noturna.

Pela manhã, ao acordar, sua pele está descansada, sem sujeira:  tem somente aquela produção de óleo e o ácido ou creme que você  usou. Por isso, use um sabonete e pronto.

De noite, sim: a limpeza pede um cuidado reforçado devido a poluição diária, sujeira, excesso de óleo e acúmulo de filtro solar — que devido ao fixador, não sai tão facilmente com uma lavagem quanto um hidratante. Daí, repita a limpeza com o sabonete, podendo complementar com uma loção de limpeza ou tônica.

Mesmo usando sabonete e bastante água, quando passo o algodão com o tônico, noto que ainda tem sujeira, por isso recomendo!! Atualmente eu uso a loção esfoliante da Clinique (seria a nº 4, mas eu uso a versão masculina) que deixa a pele limpa, renovada e purificada, pronta para qualquer tratamento.

Ela leva álcool cosmético que não irrita nem resseca a pele, além de salicílico e hammamelis, tendo assim ação adstringente. Os poros ficam limpinhos. O recomendado é usar 2 vezes por dia (eu faço uso apenas na limpeza noturna).

Por muito tempo usei o Tônico Adstringente Hydra-Matt, L’oréal. Era uma forma econômica e eficiente de complementar a limpeza da pele: deixa refrescante e pronta para receber outros cuidados. Depois passei a usar o tônica Pure Zone e Neutrogena.

 Espinhas

Contra as espinhas, eu uso Clinagel. Foi um achado!!!! Sempre fui usuários daqueles bastões cicatrizantes ou géis com ácido salicílico. Nada resolvia. Esse gel  não só trata como combate a proliferação de fungos que geram as espinhas, principalmente para a pele masculina que acaba se contaminando com o uso de aparelhos de barbear e gera Foliculite. É um gel de Clindamicina, bem aquoso, seca rápido, não tem cheiro. Quando surge uma espinha, eu aplico após o ácido e pela manhã após o filtro. Simplesmente a espinha desaparece! Uso na área da barba (até quando sem espinhas), para evitar contaminação, principalmente no queixo.

As minhas espinhas são mutantes: eu vejo meu rosto pela manhã e pele está limpa; quando observo à tarde, uma espinha já nasceu e cresceu… é quase um Alien, o 8 passageiro.

Protetor Solar

Eu ando muito desacreditado nessas “promessas” de filtro solar para pele oleosa que dá efeito matte!! Já usei de todos e o menos pior é o Roc Minesol OC 30. E eu uso filtro solar há 18 anos — em uma época que os bloqueadores solares pareciam Hipoglós!!

O maior problema é que as grandes empresas não fornecem amostras para consumidores… elas alegam que só os dermatologistas podem solicitar, mas nem sempre os dermatologistas têm. Pagar no mínimo 50/60 reais para usar um produto que depois vai jogar na gaveta é inviável!! Principalmente que são filtros específicos para o rosto e eu não gosto de usar no corpo! Estou tentando conseguir amostras da nova linha Sec da Episol. Adoro ler as resenhas, mas só vou aprovar se usar mesmo na minha pele… rs… Por exemplo, já vi resenha dizendo que Episol gel é o “must”, mas acho um inferno para pele oleosa, e é o mais criticado por consumidores que tem pele mista/ oleosa!

Resolvi testar — porque está mais em conta — o Loreal UV Perfect 30, pele mista e oleosa que promete efeito matte. Funcionou?? Na minha pele não! A pele brilha e preciso passar lenço para tirar. Na 2º aplicação o filtro esfarela nos cantos… na 3º aplicação, nem fale… eu não posso lavar o rosto cada vez que for reaplicar o filtro, senão dá efeito rebote na oleosidade! Mas ainda tenho fé que em um futuro não muito distante surgirá o filtro perfeito!

Agora estou usando o Ada Tina Matte. Gostei da textura dele, espalha bem (ao toque, o Minesol parece pouca coisa mais seco). Porém, logo que você termina de passar, a pele fica com um leve brilho que depois some.

Eu sempre avalio um bom filtro solar para peles oleosas da seguinte forma: se a minha pele leva, após a higienização, 1 hora para começar a produzir óleo, o filtro deve no mínimo respeitar isso: se a pele ficar oleosa antes disso, já não gosto. Até agora, 1 hora depois, minha pele não está brilhosa. E o aspecto da pele fica mais aveludada.  Eu estou gostando muito… o brilho que surge umas três horas depois é facilmente controlado com papel toalha. Mas em 4 dias de uso, já surgiram 3 espinhas. As espinhas que surgiram foram bem superficiais, nada que meu Clinagel não detone com uma aplicação.

Manchas de Acne

Há manchas de acne? Experimente o Clareador Leucodin, à base de Mequinol, um derivado da hidroquinona. O Mequinol não apresenta efeitos colaterais. Uso no período de outono/inverno, sempre após o ácido, já que ele conjuga muito bem. Deixa a pele muito bonita.

O ponto negativo dele é a consistência de pomada. Mas não é difícil de espalhar e não agrava a oleosidade ou minhas espinhas. Outro ponto negativo: cheiro!! Forte demais, lembra remédio: nunca use para sair de casa. Aliás, indico mais para solteiros, porque passar aquilo na cara e for para cama com o marido/namorado não será muito agradável para ele…

Pele Oleosa

A pele oleosa produz maior quantidade de secreção sebácea que o normal. Apresenta uma característica mais espessa, brilhante e úmida.

Um dos principais motivos para que a pele seja oleosa é a herança genética.  Porém, outros fatores podem contribuir com o aumento de atividade das glândulas sebáceas: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada.

Poros Dilatados

Um dos grandes problemas das peles mais oleosas são os poros dilatados. Eles tiram a uniformidade da pele e dão aspecto brilhante ao rosto. As glândulas sebáceas produzem mais sebo e deixam os poros dilatados. Eles ficam maiores porque não conseguem se livrar do excesso de secreção.

Além dos poros dilatados, a oleosidade causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas também contribui para formação de acne, cravos e espinhas.

Limpeza

A pele oleosa precisa ser limpa pelo menos 2 vezes ao dia. Lave com água fria ou morna com sabonetes específicos para pele oleosa. O excesso de óleo na superfície da pele atrai muita sujeira e poeira do meio ambiente — por isso os poros normalmente têm uma cor mais escura.

Esfoliação

A esfoliação é muito recomendada para peles oleosas. Esse procedimento tem a função de retirar as células mortas, sujeira acumulada e resíduo de sebo na pele, fazendo com que ela fique mais limpa e preparada para receber os hidratantes.

Tonificação

A tonificação é um complemento importantíssimo da limpeza das peles oleosas. Apenas com água, sabonete e loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele.

Os produtos com que é feita a limpeza são ligeiramente alcalinos. Assim, a loção tônica auxilia a equilibrar o pH da pele.

Além disso, a loção deve ter baixo teor alcoólico. Sabe-se que o álcool é um excelente adstringente, mas tão rapidamente quanto o excesso de sebo é dissolvido, ele reaparece.

Hidratação

Na hora de hidratar, escolha sempre produtos não-oleosos e que não causem a obstrução dos poros da pele. Os produtos devem ser em forma de gel, fluido, loção ou sérum, de preferência sem óleo em sua composição.

Proteção Solar

Utilize hidratantes especiais para pele oleosa que possuem filtros anti-UVA/UVB em sua composição. Além de protegerem contra os danos causados pelo sol, também ajudam a retardar o envelhecimento precoce.

Deixe um comentário